Diferença entre prótese dentária e implante dentário

Quando ocorre uma perda de dentes, seja porque motivo for, é normal que surjam dúvidas sobre a melhor forma de repor o ou os dentes em falta. Como soluções existem as próteses fixas, próteses amovíveis e os implantes.

No entanto, cada caso é um caso, e o nosso conselho é que se informe junto do seu médico dentista e em conjunto encontrem a solução ideal para o problema.

As próteses fixas são normalmente recomendadas a quem perdeu um ou mais dentes, mas ainda possui alguns na boca. Isto porque o molde necessita de outros dentes que sirvam de pilar para ser fixado.

As próteses móveis, ou dentaduras, podem substituir uma arcada completa, não necessitando da existência de dentes saudáveis.

diferencas-implante-protese

Já os implantes, podem substituir um dente ou mesmo uma arcada completa uma vez que a técnica consiste em colocar um pino dentro do osso e posteriormente o dente artificial.

De acordo com especialistas de Osseointegração e de Implantologia Oral, apesar de o número de implantes aumentar de ano para ano, muitos dos seus pacientes ainda preferem próteses.

Vantagens e desvantagens:
Prótese Móvel:
Vantagens: é removível, o que a torna mais fácil de limpar. O custo é menor;
Desvantagens: é removível, o que pode causar transtornos sociais ou mesmo insegurança. Uma vez que não existem dentes para estimular a estrutura óssea, pode ocorrer uma reabsorção do osso.

Prótese fixa:
Vantagens: sendo fixa, confere mais confiança para quem a usa e continua a ser mais barata do que um implante;
Desvantagens: o médico dentista necessita desgastar os dentes saudáveis para que sirvam de pilar.

Implante dentário:
Vantagens: o nível de estabilidade é muito superior ao das próteses, uma maior potencia mastigatória e maior segurança social;
Desvantagens: é o mais caro de todos os procedimentos.

Leave a Reply