Higiene Oral das Crianças

É ainda antes do nascimento que os dentes das crianças se começam a formar, no entanto é apenas a partir dos seus quatro meses de vida que os dentes de leite nascem. Normalmente, todos os 20 dentes de leite irão nascer até aos 3 anos de idade, mas o seu ritmo e ordem podem diferir de criança para criança.

30-nov

Perto dos 6 anos, aparecem os primeiros dentes definitivos. Este processo pode continuar até, aproximadamente, aos 21 anos.

De forma a garantir uma boa saúde bucal e qualidade de vida é importante que que as crianças tenham incutidos bons hábitos de higiene oral.

Para o ajudar, poderá recorrer às seguintes medidas:

  • Limite o seu consumo de açúcar de forma a prevenir o aparecimento de cáries;
  • Certifique-se de que os seus filhos recebem flúor suficiente, seja através do consumo de água ou de tratamentos no consultório do seu dentista de forma a fortalecer o esmalte e aumentar a resistência às cáries;
  • Pondere a utilização de vedantes dentários. Estes vedantes fornecem uma camada adicional de proteção contra as cáries. São fabricadas de plástico e ligadas aos dentes pelo seu dentista;
  • Ensine os seus filhos a lavar os dentes e usar o fio dentário de forma regular e adequada. Para que não se torne um hábito demasiado aborrecido, experimente tornar a hora de lavar os dentes numa atividade em família, durante a qual eles devem imitar os pais.

É normal que os filhos tenham medo de visitar o dentista, no entanto deve insistir e não deixar de os levar para que eles possam viver uma vida saudável e livre de complicações orais.

Leave a Reply