Centro Clínico Águas Livres

A Implantologia dentária, tal como inúmeras outras especialidades da medicina dentária, tem vindo a evoluir ao longo dos anos, tornando-se cada vez melhor para os pacientes.historia da implantologia

A Implantologia dentária, a grande especialidade das clínicas ImplantClinic, é uma das maiores evoluções em termos de medicina dentária.Ora, a verdade é que a perda dos elementos dentários é um problema de saúde extremamente grave e marcante para os homens, já desde a época da pré-história.

Estudos e descobertas arqueológicas apontam para que os problemas mais graves de saúde oral tenham assolado a sociedade desde sempre, mostrando também que a ideia de repor a dentição de forma natural ou artificial, já existe há milhares de anos.

Atualmente, na era da medicina dentária moderna, a importância da reposição dentária tem aumentado diariamente, aliando os benefícios funcionais e de saúde aos benefícios estéticos e de autoestima.

No passado, as tentativas de reposição de elementos dentários eram desenvolvidas de forma errada e até prejudicial à saúde dos pacientes, uma vez que o desconhecimento e os materiais utilizados não eram os melhores.

historia da implantologia dentaria

A verdade é que, o termo Implantologia dentária apenas surgiu como forma de medicina dentária, de forma científica, em meados do século passado.

Tal como nas mais diversas áreas da medicina, também o início da Implantologia dentária é de certa forma uma incógnita, sendo bastante complicado afirmar qual o médico ou espaço temporal em que esta intervenção foi desenvolvida.

A verdade é que, a partir dos anos 60, a Implantologia dentária passou a ser uma das formas mais utilizadas na recuperação dentária.

Esta especialidade da medicina dentária, permite a colocação ou substituição definitiva de dentes, que oferecem aos pacientes todas as faculdades da mastigação bem como uma melhor saúde oral.

O implante consiste numa estrutura metálica, que substitui a raiz dos dentes, funcionando como suporte à colocação de coroas ou próteses.

Desta forma, os pacientes conseguem melhorar a sua qualidade de vida, quer seja em termos de saúde, ou em termos de bem-estar físico e psicológico.