Endodontia - Desvitalizações

O QUE É A ENDODONTIA OU DESVITALIZAÇÃO?

A endodontia especialidade da medicina dentária mais comummente apelidada de desvitalização, é o processo que permite a extração da polpa dentária, ou seja do elemento vital do dente.

Através da desvitalização de um dente é possível manter a estrutura exterior do dente sendo assim uma alternativa à total remoção do mesmo.

O termo desvitalização deixa de ser correto em alguns casos, nomeadamente quando o dente já não tem polpa dentária, mas ainda assim precisa de tratamentos de endodontia.

Em que consiste o tratamento de endodontia ou desvitalização?

O tratamento de endodontia ou desvitalização é utilizado pelos médicos dentistas da ImplantClinic quando as cáries já afetaram a polpa dentária, causando dores e desconforto no paciente.

Através deste tratamento, o dentista consegue remover todo o tecido dentário danificado ou infetado, sendo que o dente é posteriormente preenchido com um enchimento especial que visa suportar a restante estrutura dentária.

Desvitalizar um dente através da endodontia é a primeira solução avançada pelos médicos dentistas, como forma de evitar a extração total do dente, contudo, este processo depende do quão afetado está o dente em questão.

Processo de endodontia ou desvitalização

A desvitalização de dentes ou endodontia é um processo que deve ser feito ao longo de diversas consultas, nas quais o médico dentista remove as raízes e a polpa dentária.

Este processo, acompanhado de anestesia local, é desenvolvido através de perfurações nos dentes.

Para fazer a extração da polpa dentária e dos tecidos vivos do dente em questão, os médicos dentistas da ImplantClinic recorrem à utilização de limas específicas.

Por fim, é feita uma limpeza geral ao dente, seguindo-se o preenchimento da cavidade através da colocação de uma massa dentária utilizada exclusivamente para o efeito e que confere um aspeto natural aos dentes.

É através da endodontia ou desvitalização de dentes que dentes cariados e ou partidos são tratados, prevenindo assim o aparecimento de mais problemas.

Ortodontia