O que não Deve Comer com Aparelhos Ortodônticos

Uma das principais preocupações de quem inicia um tratamento ortodôntico com aparelho fixo consiste em saber quais os alimentos que deve evitar mastigar.

16-nov

Esta preocupação é justificável, uma vez que nem sempre os médicos ortodontistas tem a preocupação de os informar sobre as melhores práticas alimentares. Claro está que o reverso, os pacientes não se quererem informar, também se verifica.

Quando não informados existe a possibilidade de aparecerem problemas como brackets descolados, cáries, fios ortodônticos deslocados ou empenados, problemas periodontais mais uma infinidade de problemas ou dores que poderão prolongar o período de tratamento.

Então o que não deve comer?

Alimentos muito duros – evite comer frutos secos como as nozes, avelãs, milho e pipocas. Para além de correr o risco de descolar um bracket ou danificar outro qualquer componente do aparelho, também pode ficar com resíduos alojados em locais difíceis de aceder aquando da rotina de higiene.

Alimentos pegajosos – qualquer tipo de alimento que se possa colar ao aparelho: pastilhas, caramelos, etc…

Alimentos fibrosos – Carnes demasiado fibrosas acabam por ficar presos ao aparelho e muito facilmente dão origem a cáries. Ao comer este tipo de alimentos, tenha cuidado e evite colocar pedaços demasiado grandes na boca.

Alimentos espumantes – refrigerantes como a coca-cola e derivados, pelos seus níveis elevados de açúcar e ácidos devem ser encarados como espécie de frutos proibidos para quem deseja um tratamento sem complicações.

Frutos de roer – é importante que não deixe de os comer, no entanto, evite comer “à dentada” e corte a fruta em pedaços mais pequenos eliminando assim o risco de acabar com um bracket colado à peça de fruta.

Tendo estes pontos em mente, lembre-se ainda de que a sua higiene oral é de extrema importância durante este período, devendo ter cuidados redobrados até ao final do tratamento.

Leave a Reply