Quando ocorre uma perda de dentes, seja porque motivo for, é normal que surjam dúvidas sobre a melhor forma de repor o ou os dentes em falta. Como soluções existem as próteses fixas, próteses amovíveis e os implantes. No entanto, cada caso é um caso, e o nosso conselho é que se informe junto do seu médico dentista e em conjunto encontrem a solução ideal para o problema.
As próteses fixas são normalmente recomendadas a quem perdeu um ou mais dentes, mas ainda possui alguns na boca. Isto porque o molde necessita de outros dentes que sirvam de pilar para ser fixado. As próteses móveis, ou dentaduras, podem substituir uma arcada completa, não necessitando da existência de dentes saudáveis.
Já os implantes, podem substituir um dente ou mesmo uma arcada completa uma vez que a técnica consiste em colocar um pino dentro do osso e posteriormente o dente artificial.
De acordo com especialistas de Osseointegração e de Implantologia Oral, apesar de o número de implantes aumentar de ano para ano, muitos dos seus pacientes ainda preferem próteses.
Vantagens e desvantagens:
Prótese Móvel:
Vantagens: é removível, o que a torna mais fácil de limpar. O custo é menor;
Desvantagens: é removível, o que pode causar transtornos sociais ou mesmo insegurança. Uma vez que não existem dentes para estimular a estrutura óssea, pode ocorrer uma reabsorção do osso.
Prótese fixa:
Vantagens: sendo fixa, confere mais confiança para quem a usa e continua a ser mais barata do que um implante;
Desvantagens: o médico dentista necessita desgastar os dentes saudáveis para que sirvam de pilar.
Implante dentário:
Vantagens: o nível de estabilidade é muito superior ao das próteses, uma maior potencia mastigatória e maior segurança social;
Desvantagens: é o mais caro de todos os procedimentos.