A correção do posicionamento dentário é um dos principais motivos que levam as pessoas ao dentista. Fique a par dos principais motivos para o uso do aparelho ortodôntico.
Colocar um aparelho dentário é muito mais do que algo estético ou uma questão de status. É na realidade um tratamento sério, que envolve estruturas e um acompanhamento regular do seu médico dentista.
As situações mais comuns que requerem a utilização de aparelhos de ortodontia são os dentes apinhados, a mordida cruzada lateral, o retrognatismo e o prognatismo. Os dentes apinhados tratam-se dos chamados dentes “encavalitados” uns em cima dos outros por falta de espaço. A mordida cruzada lateral verifica-se quando os dentes de cima laterais estão por dentro dos dentes de baixo.
O retrognatismo, está relacionado com a posição dos maxilares, isto é, quando o maxilar inferior se encontra demasiado recuado relativamente ao maxilar superior ou vice-versa. Por fim, quando os dentes de baixo se encontram adiante dos dentes de cima, provocando o cruzamento dos dentes inferiores para a frente dos superiores estamos perante uma situação de prognatismo.
A função primordial do aparelho dentário é endireitar os seus dentes, sendo as suas principais mais-valias:
– Alinhar os dentes da forma correta, melhorando a sua autoestima;
– Prevenir o desgaste anormal de alguns dentes e até das gengivas;
– Prevenir problemas de oclusão (o abrir e fechar da boca), pois os maxilares estarão na posição correta;
– Harmonizar a estética do conjunto facial;
– Diminuição da incidência de cáries;
– Melhorar a higiene oral ao fechar os espaços entre os dentes.
Este tipo de tratamento de ortodontia deve ser realizado o mais cedo possível para aproveitar o crescimento e desenvolvimento do paciente. Todavia, não há qualquer problema em apenas colocar o seu aparelho na idade adulta.
Não obstante, para saber ao certo se necessita de utilizar aparelho dentário visite o seu dentista e faça uma avaliação da sua saúde bucal.
Comentários recentes