Uma das principais preocupações de quem inicia um tratamento ortodôntico com aparelho fixo consiste em saber quais os alimentos que deve evitar mastigar.
Esta preocupação é justificável, uma vez que nem sempre os médicos ortodontistas tem a preocupação de os informar sobre as melhores práticas alimentares. Claro está que o reverso, os pacientes não se quererem informar, também se verifica.
Quando não informados existe a possibilidade de aparecerem problemas como brackets descolados, cáries, fios ortodônticos deslocados ou empenados, problemas periodontais mais uma infinidade de problemas ou dores que poderão prolongar o período de tratamento.
Então o que não deve comer?
Alimentos muito duros – evite comer frutos secos como as nozes, avelãs, milho e pipocas. Para além de correr o risco de descolar um bracket ou danificar outro qualquer componente do aparelho, também pode ficar com resíduos alojados em locais difíceis de aceder aquando da rotina de higiene.
Alimentos pegajosos – qualquer tipo de alimento que se possa colar ao aparelho: pastilhas, caramelos, etc…
Alimentos fibrosos – Carnes demasiado fibrosas acabam por ficar presos ao aparelho e muito facilmente dão origem a cáries. Ao comer este tipo de alimentos, tenha cuidado e evite colocar pedaços demasiado grandes na boca.
Alimentos espumantes – refrigerantes como a coca-cola e derivados, pelos seus níveis elevados de açúcar e ácidos devem ser encarados como espécie de frutos proibidos para quem deseja um tratamento sem complicações.
Frutos de roer – é importante que não deixe de os comer, no entanto, evite comer “à dentada” e corte a fruta em pedaços mais pequenos eliminando assim o risco de acabar com um bracket colado à peça de fruta.
Tendo estes pontos em mente, lembre-se ainda de que a sua higiene oral é de extrema importância durante este período, devendo ter cuidados redobrados até ao final do tratamento.
Comentários recentes