O seu filho está prestes a perder o seu primeiro dente? Conte-lhe a história da Fada dos Dentes e cultive a boa saúde oral desde a sua infância.
Sabia que a história da Fada dos Dentes teve origem nos EUA na década de 1900? É verdade, e apesar de as tradições variarem de país para país, em muitos locais, como é o caso de Portugal, utiliza-se esta história para tornar mais agradável a queda dos dentes na idade infantil.
As crianças geralmente começam a perder os seus dentes de bebé por volta dos 5 a 7 anos de idade. Quando uma criança perde o primeiro dente, os pais costumam começar a tradição da Fada dos Dentes de modo a incentivar os bons hábitos dentários, ao mesmo tempo que tranquilizam a criança demonstrando que é natural a queda dos dentes de leite.
A ideia tradicional da Fada dos Dentes envolve, precisamente, a criança colocar o dente debaixo da almofada à noite e acordar na manhã seguinte para descobrir o dinheiro que a Fada lhe deixou pelo mesmo. Pode optar também por outro tipo de presente não monetário, algo mais simbólico, que ensine ao seu filho as melhores práticas dentárias e o reconforte face à perda do dente em questão.
Se quiser ser um pouco mais criativo pode reforçar a importância das rotinas e hábitos dentários utilizando um bilhete deixado pela Fada dos Dentes, para além do valor monetário ou outro objeto simbólico. Desta forma, estará a interiorizar no seu filho a educação odontológica e a estabelecer bons hábitos de escovação. Para tornar esta ideia mais real coloque um pouco de pó colorido ou purpurinas para remeterem para a ideia da magia da Fada dos Dentes.
Em casos mais complicados em que o seu filho tenha recorrido à ajuda do dentista para a remoção de algum dente, a história da Fada dos Dentes pode também ajudá-lo a ter uma memória mais positiva dessa experiência.
Por isso já sabe, utilize a Fada dos Dentes para ensinar ao seu filho os melhores hábitos de higienização oral de modo a que ele tenha uma boa saúde dentária desde pequeno e ao longo da sua vida.
Comentários recentes