Centro Clínico Águas Livres

É fácil melhorar o seu hálito e manter os seus dentes e gengivas saudáveis, ao mesmo tempo. Siga estes passos simples que farão a sua boca estar fresca e limpa.

mau-halito

Para começar use a escova e o fio dental com mais frequência. São as bactérias que se colam aos dentes as grandes causadoras do mau hálito, por isso, a melhor forma de as eliminar é através da escovação dos dentes e do uso do fio dental. Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia, e use o fio dental pelo menos uma vez.

 

Outro elemento muito eficaz na remoção do mau hálito é o recurso a um bom elixir, pois além de refrescar a boca, ajuda a remover as bactérias indesejadas. Se não dispuser de um elixir no local onde se encontra, agite um pouco de água na sua boca depois de comer de modo a remover todas as partículas de alimentos que ficam presas nos seus dentes.

 

Escovar a sua língua é tão importante como a escovação do resto da boca. O revestimento da língua pode ser ideal para as bactérias mais resistentes que por sua vez irão causar o mau hálito. Para se livrar delas escove suavemente a língua. Algumas escovas têm uma parte própria para este efeito pelo que poderão ser um bom aliado e investimento.

 

Há alimentos que, pelas suas caraterísticas, causam mais mau hálito que outros, como é o exemplo das cebolas e dos alhos. O que acontece é que as substâncias que causam o mau odor seguem o seu caminho pela corrente sanguínea e vão até aos pulmões, que ao respirarmos os manda para fora pela nossa boca. A única forma de eliminar este problema é mesmo não ingerir este tipo de alimentos, contudo, com o passar do tempo e após a sua digestão o mau odor acaba por desaparecer.

 

Outra razão que poderá estar a causar-lhe mau hálito é ter algum problema nas gengivas, nesse caso terá de recorrer ao seu dentista numa das nossas clínicas para que este resolva o problema.

 

Quem fuma, está mais propenso a ter mau hálito, uma vez que o tabaco prejudica as gengivas e mancha os dentes, debilitando a sua saúde oral.

 

Recorrer a pastilhas elásticas para contornar o mau odor pode parecer a opção mais fácil, todavia poderá surtir o efeito contrário uma vez que as pastilhas contemplam açúcar e desgastam os dentes.

 

Precisamos de ter bastante saliva na boca para a mantermos sã e evitarmos o aparecimento de cáries. Por isso, não se esqueça de beber muitos líquidos ao longo do dia mantendo-se hidratado.

 

Se o seu mau hálito perdurar apesar de todos os seus cuidados marque uma consulta nas nossas clínicas dentárias em Lisboa ou no Porto.