Centro Clínico Águas Livres

A alimentação é uma das maiores influências no que respeita ao bem-estar da saúde oral de todos, pelo que deve ser cuidada e equilibrada de forma a evitar vários problemas.

falhas na alimentacao

Os cuidados com a higiene dentária são fundamentais e transversais a todas as gerações, sendo obviamente do conhecimento de todos.

No entanto, a verdade é que muitas vezes o facto dos hábitos alimentares influenciarem a boa saúde oral, são muitas vezes deixado de parte, prejudicando a saúde oral de grande parte dos indivíduos.

Assim, a alimentação incorreta pode, muitas vezes, estar na origem de problemas como o surgimento de cáries, doenças periodontais e até total remoção da dentição.

Dados avançados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para que cerca de 60% das crianças sofram de cáries, devido não só à incorreta higiene oral, mas sobretudo a situações relacionadas com a alimentação.

Assim, a alimentação e a análise dos alimentos mais consumidos pelos pacientes é uma das grandes questões que deve ser analisada por todos os profissionais de medicina dentária.

alimentacao saudavel

A verdade é esta: o tipo de dieta seguida, o número de refeições ao dia, o uso de medicamentos e até as bebidas ingeridas influenciam o aparecimento de problemas dentários bem como o seu tratamento.

A adoção de dietas hiperproteicas (com excesso de proteínas) ou o grande intervalo entre refeições prejudicam a salivação e consequentemente originam o aparecimento de problemas de gengivas e cáries.

Outro exemplo recorrente refere-se à ingestão de bebidas através dos gargalos das garrafas que impulsionam o desenvolvimento de cáries, bem como o contacto prolongado do liquido com os dentes.

Ao contrário de alguns alimentos que têm vindo a ser identificados como prejudiciais à saúde oral, existem alimentos que por sua vez estimulam e potenciam o combate aos problemas bucais, por terem características que estimulam o fluxo de saliva e diminuem a concentração de bactérias na boca.

Um dos outros problemas da alimentação passa pela acidez que os alimentos conferem ao ambiente bucal, como por exemplo a grande maioria dos doces como é o caso das gomas.

Existem assim alguns cuidados que devem ser tidos em conta, na alimentação, para que esta não influencie de forma negativa a saúde oral, como sejam:

  • o consumo diminuto de alimentos com fibra, uma vez que a não ingestão aumenta o risco de desenvolvimento de cáries;
  • o consumo de refrigerantes e bebidas ricas em cafeína, uma vez que provocam a desidratação do tecido oral;
  • dietas pobres em frutas e hortaliças, que tendo em conta a quantidade de nutrientes que contêm são peças chave na proteção da saúde oral.

Aliada à alimentação, surge como é óbvio a correta higiene da boca, uma vez que sem ela também não é possível manter a saúde oral dos pacientes.

Os cuidados com a alimentação são, assim, uma das formas mais importantes de manter a sua saúde oral, pelo que deve ter em atenção alguns destes fatores.