A colocação de implantes dentários ainda é um assunto que suscita alguma polémica. Assim, aqui ficam alguns esclarecimentos relativos a todo este processo.
O que é um implante dentário?
Muitas vezes surge a dúvida, do que é exatamente um implante dentário. Um implante dentário é, nada mais nada menos, do que uma réplica artificial, de uma raiz dentária.
Os implantes dentários são assim suportes ou estruturas de metal (feitos normalmente de titânio – material que é biocompatível com o nosso organismo) e a sua forma assemelha-se à de um parafuso rosqueável.
Estes “parafusos” artificiais, aderem firmemente ao osso, tornando-se parte integrante do mesmo, e os dentes implantados poderão ser um ou vários, consoante as necessidades previstas no relatório clínico.
De que depende a colocação de implantes?
A colocação de implantes depende de vários fatores, nomeadamente da extensão que se pretende recuperar, da qualidade óssea e do tipo de restauro necessário.
Ainda assim, um implante é um processo relativamente rápido, sendo que o mais demorado é sem dúvida o pós-operatório.
Qualquer pessoa pode fazer um implante dentário, e em qualquer altura?
Não. Às vezes um determinado paciente não pode fazer um implante em dada altura (por razões diversas) e mais tarde fico apto para o fazer. Ou seja, as condições necessárias para que o implante seja posto, são variáveis.
Além de estéticos, os implantes dentários, não só impedem que a recessão óssea evolua, como dada a sua resistência, lhe permitem reabilitar no imediato, a saúde da sua boca e o funcionamento da sua mastigação.
Se estiver interessado em fazer um implante dentário, contacte as nossas clínicas ImplantClinic em Lisboa e no Porto, que terão todo o gosto em esclarecê-lo.
Comentários recentes