À semelhança dos nossos dentes, também as gengivas necessitam de cuidados essenciais que evitam o aparecimento de doenças periodontais. Veja os cuidados que deve ter.
A prevenção de doenças da gengiva também chamadas de periodontologia é fundamental para a sáude bucal e para o nosso bem-estar. Para além disso, uma boca saudável é também aquela que proporciona uma boa mastigação, que consequente trará uma boa digestão e absorção dos nutrientes essencias à nossa sobrevivência.
A nossa alimentação é precisamente um dos fatores fundamentais para a prevenção de doenças gengivais, além de ser essencial na nutrição dos maxilares, tecidos gengivais e dentes. Os alimentos que mais prejudicam a sua saúde bucal são os que contêm açúcar, uma vez que são os mais complicados de remover da cavidade bucal, por isso se conseguir evite-os, principalmente entre refeições.
As principais doenças responsáveis pela degradação das gengivas dos pacientes são a periodontite e a gengivite. A gengivite é o primeiro estádio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Esta situação pode ser revertida recorrendo a uma escovagem dos dentes mais cuidada e a uma utilização do fio dentário correta, ou seja, uma boa saúde oral ajudará a evitar a formação da placa bacteriana. Se a situação já progrediu para uma periodontite, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes na sua posição estão irreversivelmente danificados. O recurso a uma consulta de periodontologia torna-se indispensável nesta fase.
Para prevenção de cáries e das doenças periodontais é, portanto, necessário fazer uma remoção completa da placa bacteriana, através de uma correta escovação. Neste sentido, indicamos-lhe alguns cuidados a ter com a sua escova de dentes:
– A escova deve ser substituída de 3 em 3 meses ou assim que tiver sinais de desgaste;
– Se a sua escova de dentes se desgasta rapidamente poderá estar a fazer uma escovagem excessiva;
– As escovas de dentes (cerdos e estrutura) são propícias à acumulação de germes, bactérias e fungos, por isso após a sua utilização passe-a por água e deixe-a secar ao ar livre verticalmente;
– Nunca é demais relembrar que não deve partilhar a sua escova com ninguém;
– Lave as mãos antes e após a escovagem para evitar transmissão de germes;
– Deve substituir a escova sempre que estiver doente, pois os germes e viroses podem manter-se na escova provocando nova infeção;
– Quando viajar tenha o cuidado de manter a cabeça da escova numa capa própria para a proteger.
Para além de todas estas medidas, a limpeza dental realizada regularmente no seu consultório odontológico é extremamente importante para uma excelente saúde das áreas gengivais e bucal.
Comentários recentes