Centro Clínico Águas Livres

Ter uma boa higiene oral desde pequenino é meio caminho andado para ter dentes e gengivas saudáveis durante toda a vida. Fique a par da melhor forma de tratar da higiene oral do seu bebé.

saude-oral-bebes

Desde o primeiro dente do bebé que é necessário um cuidado redobrado com a sua higiene oral, pois já nesta idade é possível desenvolver cáries dentárias. Assim, é muito importante que os pais ensinem os seus filhos a fazer uma boa higienização desde pequeninos, o que acaba por se tornar um hábito e irá ajudá-los a manter a sua boca saudável e longe de problemas dentários.

Um estudo realizado nos Estados Unidos da América concluiu que 86% dos pais dizem que a saúde bucal dos seus filhos não é tão boa como poderia ser. Concluiu-se, também, que um terço das crianças não escova os dentes duas vezes por dia e 61% não usa o fio dental.

Apesar de alguns pais terem receio de magoar o seu bebé, assim que lhe nasce o primeiro dente deve começar logo a escová-lo diariamente. Existem escovas macias apropriadas ao tamanho do seu bebé, bem como pastas de dentes próprias para esta idade. Para limpar a boca do bebé após a escovação utilize um pano macio.

Um outro cuidado que deve ter é caso costume colocar uma bebida próxima da cama do seu bebé antes de ele ir dormir opte por água, pois os sumos de fruta e outro tipo de bebidas normalmente possuem muitos açúcares prejudiciais à saúde bucal do seu bebé.

 

Para além destes cuidados tenha também em conta os seguintes pontos no que diz respeito à higienização oral do seu bebé:

– Assim que o bebé tiver dois dentes lado a lado, comece a utilizar fio dental pelo menos uma vez por dia;

– As crianças devem visitar o dentista dentro dos primeiros 6 meses em que lhes nasce o primeiro dente e nunca mais tarde que o primeiro aniversário;

– Os pais devem evitar os comportamentos de transferência de saliva, como limpar a chupeta sempre que ela cair ou tocar noutros objetos, pois pode apanhar bactérias prejudiciais ao bebé.

Todos estes passos são fundamentais para criar uma rotina na criança desde tenra idade, evitando que o bebé vá desenvolvendo cáries e criando o hábito de as crianças o quererem continuar a fazer à medida que vão crescendo.