Alguns alimentos prejudicam a dentição e potenciam o aparecimento de cáries e desenvolvimento de doenças gengivais.

Por isso, hoje partilhamos convosco alguns dos alimentos e bebidas que não devem fazer parte da alimentação regular, sob pena de danificar a sua saúde oral e prejudicar o decorrer da sua vida.

5 alimentos que prejudicam a denticao

A grande maioria destes alimentos contêm doses de açúcar muito elevadas, que quando consumidas diariamente prejudicam a sua saúde e a correta higiene dos seus dentes.

Desta forma, aqui ficam os 5 alimentos e bebidas que pioram a sua saúde oral:

1) Álcool e café – as bebidas alcoólicas, como o vinho, têm substâncias que corroem os tecidos da boca, gengivas, bochechas e dentes, diminuindo a produção de saliva. Quanto ao café, o consumo regular prejudica a coloração dos seus dentes, manchando-os devido aos seus pigmentos, o que deteriora o aspeto da dentição.

2) Doces e Refrigerantes – ora, estes são alimentos ricos em açúcar e conduzem ao desenvolvimento de bactérias prejudiciais à saúde oral. Estas bactérias transformam o açúcar num ácido que destrói o esmalte dos dentes.

3) Frutas ácidas – as frutas ácidas e os sumos que delas provêm aumentam o desgaste dos dentes, aumentando a erosão dos dentes. Estas frutas, como limão, laranja e maçã potenciam assim o desgaste da dentição. Os molhos como vinagre e tomate são também responsáveis pela acidez desmesurada das gengivas e bochechas.

4) Alimentos ricos em carbohidratos – estes alimentos, como o caso da batata, pão, feijão e cereais, que contêm amido, aderem mais rapidamente aos dentes, influenciando o desenvolvimento de cáries.

5) Frutas secas – normalmente as frutas secas e cristalizadas como as passas e banana seca são ricas em açúcar. Desta forma, e tal como os refrigerantes o seu consumo exagerado pode prejudicar a dentição.

Após o consumo de qualquer um destes alimentos aconselha-se a escovagem imediata da dentição, com escovas e pastas dentífricas específicas e se possível com recurso a elixires dentários.

Apenas mais um conselho, evite consumir estes alimentos à noite, antes de dormir, uma vez que as bactérias ficarão em atuação durante toda a noite aumentando o risco de desenvolvimento de cáries.