Existem ainda muitas dúvidas e divergências sobre a utilização do fio dentário. Contudo, a verdade é que este é bastante importante para uma correta higiene oral.

utilizacao de fio dentario

O desenvolvimento de uma correta higiene oral é uma das formas de evitar problemas dentários futuros, como a criação de placa bacteriana e o aparecimento de cáries.

Desta forma, a par da necessidade de escovagem dos dentes, no mínimo três vezes por dia, após a realização das refeições principais, são também aconselhados outros tipos de cuidados.

Muitos médicos dentistas aconselham por exemplo a utilização de elixires dentários, que devem ser usados após a escovagem dos dentes.

Contudo, além dos elixires dentários, muitos são os profissionais de saúde oral que defendem a utilização frequente de fio dentário.

fio dentario na higiene oral

Porquê utilizar fio dentário na higiene oral?

O uso do fio dentário é muito importante como forma de remover a placa bacteriana, que naturalmente se vai acumulando entre os dentes ao longo dos dias.

Sendo a placa bacteriana, a causa mais comuns do aparecimento de cáries, é importante que esta seja removida diariamente através da utilização do fio dentário.

Apesar de ser comum a utilização do fio dentário após a escovagem dos dentes, a verdade é que o aconselhável é o processo inverso, ou seja, o fio dentário deve utilizado antes da escovagem dos dentes.

Ao utilizar o fio dentário antes da escovagem será possível remover um maior volume da placa bacteriana acumulada.

Antes de utilizar o fio dentário deverá higienizar corretamente as mãos, para que não as bactérias não seja encaminhadas para os dentes.
De seguida, deverá enrolar as pontas do fio dentário (com cerca de 45 cm) entre os dedos polegares e indicadores, e manter o fio bem esticado para que este deslize entre os dentes.

Por fim, é importante que se tenha conhecimento sobre os diversos tipos de fio dentário e as suas diferenças:

• Fio de Nylon (ou multifilamentar): este tipo de fio dentário está disponível com e sem cera, sendo que por vezes, devido à sua composição poderá partir-se entre os dentes.
  • Fio de PTFE (monofilamentar): este fio dentário é mais resistente e desliza corretamente entre os dentes, sendo no entanto mais dispendioso.

Apesar das suas diferenças se utilizados corretamente ambos os tipos de fio dentário são uma excelente forma de remoção da placa bacteriana.

Aconselhe-se com o seu médico dentista ImplantClinic e faça uma correta higiene oral todos os dias.