Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação é urgente falar da forma como os alimentos influenciam a nossa saúde oral, de forma positiva ou negativa.
A comemoração do Dia Mundial da Alimentação, que teve inicio em 1981, faz-se hoje em mais de 150 países do Mundo.
Este dia 16 de Outubro é visto como uma data extremamente importante para a consciencialização pública da necessidade da alimentação saudável.
Esta data assinala ainda a criação da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.
Ora, numa semana em que esta data volta a ser assinalada, e quanto profissionais de saúde, torna-se pertinente para nós alertar os nossos pacientes e seguidores para a importância da alimentação para a saúde oral.
Atualmente no nosso país existe 1 milhão de pessoas que sofrem de obesidade, ou seja, peso acima do aconselhado, e que por consequência da incorreta alimentação sofrem ainda e problemas dentários, sobretudo cáries.
O consumo regular de alimentos e bebidas com elevados níveis de açúcar são é uma das principais causas para os problemas de saúde oral.
A par desta questão, o facto de terem já uma dentição frágil, faz com que pessoas com excesso de peso tenham alguma dificuldade em cuidar da sua alimentação, uma vez que a dentição as impede de comer certo tipo de alimentos como frutas, hortícolas ou cereais integrais.
Assim, a verdade é que estes são dois tópicos diretamente relacionados entre si e que, por sua vez, se influenciam mutuamente.
A deficiência na alimentação e os problemas de saúde oral são, nos dias de hoje, as doenças mais comummente detidas pelos portugueses e são também as que são mais desprezadas em termos de tratamento.
Tenha em atenção a sua saúde oral, melhore a sua alimentação e sentir-se-á muito melhor consigo próprio.
Aproveite as comemorações do Dia Mundial da Alimentação para alterar o tipo de alimentos e bebidas que fazem parte do seu quotidiano.
Comentários recentes