Centro Clínico Águas Livres

Na ImplantClinic colocamos à disposição dos nossos clientes a especialidade de medicina dentária de odontopediatria dedicada unicamente aos mais novos.

As crianças e o dentista

A verdade é que a relação entre as crianças e os dentistas deve ser fomentada pelos pais desde cedo, para que as crianças não adquiram medo dos profissionais de medicina dentária.

De acordo com os profissionais de odontopediatria, especialidade da medicina dentária que trata o desenvolvimento da dentição das crianças, as crianças devem ser acompanhadas por dentistas desde o aparecimento dos dentes de leite.

Assim, a primeira consulta deverá ser efetuada quando a criança completar o primeiro ano de vida, de forma a delinear um programa preventivo de saúde oral, bem como explicar aos pais como deve ser feita a higiene oral dos mais novos.

Idealmente, as crianças deverão ser observadas por médicos dentistas de seis em seis meses, para que seja evitado o desenvolvimento e futuros problemas de saúde oral.

Caso existam problemas dentários aquando da primeira consulta com o médico dentista, a periodicidade das consultas deverá ser reduzida a um espaço de três meses.

 

Como prevenir o aparecimento de cáries na infância?

É extremamente importante que sejam tomadas medidas de prevenção na saúde oral das crianças, para que não existam cáries precoces.

Assim, no caso dos bebés não deverá colocar líquidos açucarados no biberão ou na chucha, tendo em conta que o açúcar prejudica desde cedo a correta saúde oral.

De acordo com a higiene oral, até que as crianças consigam escovar os dentes, os pais deverão promover esta higiene através da utilização de uma gaze.

Após esta fase, a escovagem dos dentes deverá ser efetuada com uma escova de dentes macia ou uma dedeira idealmente após as refeições.

É normal que existam dúvidas relativamente à saúde oral nas crianças, por isso, na ImplantClinic aconselhamos a marcação de uma consulta de check up dentário infantil.