Centro Clínico Águas Livres

O mau hálito é um problema que afeta algumas pessoas, causando desconforto e comprometendo a sua autoestima. Deixamos-lhe algumas dicas para dizer adeus a este problema oral!

O mau hálito pode ser inconveniente e embaraçoso, mas é na verdade um sinal que a sua boca está pouco saudável e que pode ter outros problemas de saúde. Os livros sobre dentição afirmam que cerca de 20% da população sofre de mau hálito e alertam que este fato não pode ser confundido com maus odores devido à ingestão de determinado tipo de alimentos.

combater-mau-halito

O mau hálito vem de um conjunto de bactérias que se fixam na zona da língua. A hora do dia em que mais nos apercebemos que temos ou não mau hálito é logo de manhã quando acordamos. Isto explica-se uma vez que durante a noite temos menos saliva, logo a nossa proteção contra as bactérias nocivas diminui. O tabaco, os medicamentos e dormir de boca aberta deixam a boca mais seca e com mais probabilidade de apanhar bactérias. É por isso que é tão importante a escovação dos dentes antes de ir dormir.

Um novo estudo veio comprovar que as pessoas que têm halitos (mau hálito) têm tipos de bactérias específicos nas suas bocas, faltando-lhes as bactérias saudáveis para as combater. Isto significa que a solução para combater o mau hálito não passa apenas pela limpeza cuidada, mas sim pelo equilibro entre as bactérias presentes na nossa boca.

Este mesmo estudo verificou que as pessoas que tinham mau hálito foram infetadas com uma espécie chamada de S.moorei, uma bactéria presente nas fezes humanas. Esta descoberta é um alerta para o cuidado que temos com a nossa escova de dentes. Não só deve ser colocada num local limpo e longe de impurezas, como também deve ser preservada com uma proteção de plástico por exemplo, e trocada de 3 em 3 meses.

Outro aspeto a ter em conta é o corrimento nasal durante a noite que ao entrar dentro da boca pode trazer-lhe bastantes bactérias pejorativas para a saúde da sua boca.

Uma dieta pobre em nutrientes, problemas com álcool, falta de sono e alguns medicamentos são outros fatores a ter em conta, pois influenciam o tipo de bactérias que permanecem na sua boca.

Hoje em dia já existem dispositivos com um sensor capazes de captar o ar da boca e analisar o estado da mesma.

 

Para concluir, deixamos-lhe um conjunto de dicas para dizer adeus ao mau hálito:

– Higiene oral adequada e com recurso a fio dental;

– Comer de forma mais equilibrada e saudável;

– Evitar longos períodos de jejum;

– Ficar longe do álcool, café e cigarros;

– Beber muita água, incluindo às refeições;

– Mudar a escova de dentes de 3 em 3 meses;

– Ter cuidado com o local onde guarda a escova dos dentes;

– Não tentar usar as pastilhas elásticas como forma de melhorar o hálito pois irão criar mais bactérias e potenciam as cáries;

– Visitar o seu médico dentista na Implant Clinic e fazer um raio X para se certificar que não tem nenhum problema dentário que lhe esteja a causar a halitose.

 

Consulte o seu dentista.