Já não há dúvidas que fumar é prejudicial para a saúde humana, incluindo a saúde bucal. Mas será que fumar aumenta a probabilidade de perda de dentes?

Recentemente, novas pesquisas realizadas pela Universidade de Birmingham e pelo Instituto Alemão de Nutrição Humana, vieram comprovar que os fumadores têm uma maior probabilidade de vir a perder dentes que os não fumadores.

Perder os dentes

O estudo foi realizado a elementos do sexo masculino e feminino, cujos resultados demonstraram que os homens que fumam são até 3,6 mais propensos a perder os seus dentes que os homens que não fumam, já no sexo feminino as mulheres que fumam são 2,5 mais propensas que as não fumadoras.

Esta situação ocorre pois a maioria dos dentes são perdidos devido a cáries ou a periodontite crónica e o tabaco é um dos principais potenciadores para o aparecimento deste tipo de problemas dentários. A boa notícia é que se parar de fumar, o risco de ter cáries, periodontite ou perda de dentes reduz imediatamente.

Neste estudo, também se verificou uma grande diferença na possibilidade de perda de dentes entre os fumadores que fumam mais cigarros por dia e aqueles que fumam menos. Quem necessita de uma maior quantidade de cigarros por dia tem tendência a ter um maior risco de perder os dentes que os fumadores que consomem menos cigarros.

Concluindo, além dos inúmeros benefícios para a saúde cardiovascular, risco de doença pulmonar e cancro, é claro que a saúde dental é mais uma razão para não começar a fumar ou deixar de o fazer.

Ainda assim, caso não consiga prescindir do tabaco, vá com maior regularidade à sua Clínica Dentária de modo a controlar a saúde dos seus dentes, evitando o surgimento de problemas mais graves.