Se é sabido que a forma como escova os dentes tem repercussões na sua higiene oral, a escolha acertada de uma escova também o é.
Que tipo de escova devo utilizar?
Existem no mercado inúmeros tipos de escovas, variando na sua forma, tamanho, dureza, flexibilidade e estilo. No entanto lembre-se de que:
- A vasta maioria dos dentistas recomenda escovas macias pela sua eficiência em remover a placa bacteriana e resíduos alimentares;
- É também acordado que uma escova com a cabeça mais pequena permite alcançar de forma facilitada todas as áreas da sua boca;
- No que toca ao tipo de cabo e formato da cabeça – flexível, arredondado, rectangular, etc… – opte pelo que lhe for mais natural e confortável. O que realmente importa aqui, é que esta se adeqúe aos seus movimentos enquanto escova os dentes;
- Caso tenha dificuldade em escovar ou possua destreza manual limitada, opte por um escova elétrica, pois esta consegue obter uma limpeza mais aprofundada com menor esforço.
Quando devo substituir a escova?
Aqui não existem dúvidas. Deve trocar de escova uma vez a cada três meses ou antes, caso esta apresente sinais óbvios de desgaste. Além das trocas regulares, substitua a sua escova sempre depois de uma gripe ou constipação de forma a minimizar os riscos de nova infeção por meios de germes presentes nas cerdas da sua escova.
Por ultimo, utilize sempre fio dental no final de cada escovagem para garantir uma menor presença de placa bacteriana e resíduos alimentares e melhorar a sua higiene oral.
Comentários recentes