O que é uma cárie?

Ter uma cárie dentária significa que os tecidos dentais estão danificados e em deterioração. Este facto acontece por ação de um conjunto de bactérias que produzem ácidos fortes. Estes, por sua vez, destroem o esmalte e a dentina (camadas externas que constituem o dente).

caries-o-que

O que provoca o aparecimento de cáries?
As cáries pode aparecer a qualquer altura da vida, tanto em criança como em adulto. Estão, grande parte das vezes, relacionadas com o estilo de vida que as pessoas levam, o que comem, a frequência com que lavam os dentes, os produtos que utilizam, entre outros aspectos.
A hereditariedade é, também um factor com um papel bastante importante no aparecimento de cáries.

Como sei se tenho uma cárie?
Por norma, as cáries são visíveis a olho nu. Quer isto dizer que, após a sua escovagem dentária, ao abrir a boca, consegue identificá-las. Estas caracterizam-se por manchas negras no centro do dente.

Quais são os sintomas?
É frequente a presença de dores no dentes quando se tem uma cárie, afinal de contas, o dente está em destruição. Para além disso, também existe o aparecimento ou acentuação da sensibilidade dentária, tanto em alimentos como em bebidas, como a dor no maxilar ao mastigar.

O que posso fazer para eliminar as cáries?
Se ainda estiver numa fase inicial, a cárie é facilmente controlável, sendo que deve escovar, no mínimo, os seus dentes três vezes por dia. Se o dente já estiver bastante afetado, deve dirigir-se até à nossa clínica e tratar do seu problema, pois, com o passar do tempo, o dente vai ficando cada vez pior e as dores vão sendo cada vez mais fortes.
Utilize produtos que contenham flúor na sua composição, como a pasta dentífrica ou o líquido bocal.
Tenha atenção aos alimentos que consome e procure fazer uma dieta variada, com pouco açúcar e amido.

Em suma, não se esqueça de escovar bem os deus dentes após as refeições e utilizar sempre o fio dental. Tenha atenção aos alimentos que ingere e procure um estilo de vida saudável.

Leave a Reply