Centro Clínico Águas Livres

A verdade é que a coloração dos dentes sofre muita vezes consequências devido a diversos fatores. Vejamos assim o que afeta efetivamente a cor da dentição.

fatores que afetam a cor dos dentes

 

Na infância a dentição apresenta, normalmente, uma coloração mais clara.

Isto acontece porque, no caso da primeira dentição, os dentes são menos mineralizados e compostos maioritariamente por carbonato e menos cálcio. Assim, os dentes que nascem após a queda dos primeiros dentes são, por isso, mais amarelados.

A verdade é que, na dentição mais definitiva a parte mais branca do dente é o esmalte da coroa, por isso, é importante que sejam mantidos cuidados indispensáveis no sentido de preservar a cor deste esmalte.

O esmalte dos dentes não se renova nem se recupera, por isso, é extremamente necessário que a sua agressão seja evitada.

Quais os fatores que afetam a cor dos dentes?

Um dos fatores que influência a cor dos dentes relaciona-se com a medicação tomada ao longo da vida, por exemplo antibióticos nomeadamente com tetraciclina.

No caso da alimentação, alimentos e bebidas com elevado teor de corantes, influenciam também eles a cor da dentição, pelo que devem ser evitados.

Posteriormente existem fatores relacionados com a idade e as constantes alterações do organismo, nomeadamente no que respeita às gengivas, alterações estas que também podem amarelecer os dentes.

Venha conhecer os branqueamentos dentários que a ImplantClinic coloca à sua disposição e torne o seu sorriso mais brilhante e mais branco.