Centro Clínico Águas Livres

A relação entre a saúde oral e a saúde geral torna-se mais simples de compreender quando assumimos que a nossa boca é de certa forma uma porta de entrada para a corrente sanguínea. Desta forma, caso haja algo de errado na boca e se desenvolva uma infeção, esta tem o potencial para se alastrar e afetar o resto do corpo.

Os problemas que podem potencialmente derivar de uma má higiene oral são diversos e vão deste os problemas cardiovasculares ao sistema imunitário.

Problemas cardiovasculares – Quando uma infeção oral é provocada pela presença de bactérias, pode resultar num processo inflamatório capaz de danificar as artérias e atingir a corrente sanguínea.

Gengivite durante a gravidez – Comum durante a gravidez, esta tem uma maior probabilidade de surgir quando a mãe já apresentava sintomas anteriores à gravidez. Assim, e apesar de ser normal o seu surgimento, a gengivite pode levar a complicações durante o período de gestação, aumenta o risco de partos prematuros e de o bebé nascer com um peso inferior ao desejado.

Distúrbio alimentar – A presença de dor na boca, ou mesmo a perda de dentes podem ser a fonte de um descontrolo na alimentação. Estes fatores tem uma grande influencia na nossa capacidade de mastigação e trituração dos alimentos, o que por sua vez irá influenciar o funcionamento do restante aparelho digestivo.

4 mai

As dores podem também levar a que se evitem determinados alimentos, desequilibrando assim a nossa dieta alimentar.

Cancro oral – A má higiene, uma afta ou úlcera oral, a fricção de dentes partidos ou a colocação incorreta de uma prótese dentária podem dar origem a um cancro oral.

Alzheimer – A inflamação das gengivas pode contribuir para a inflamação do cérebro, degeneração neurológica e Alzheimer.

Diabetes – Um infeção na boca podem aumentar os níveis de açúcar presentes no sangue e consequentemente tornar a diabetes mais difícil de controlar. O reverso também pode ser verdade, uma vez que adultos com diabetes mal controlada têm um risco de doença periodontal três vezes superior.

Assim sendo, e porque “mais vale prevenir do que remediar”, o concelho que lhe damos é que tenha especial atenção e cuidado com a sua higiene oral.