Andamos sempre em grandes correrias de um lado para o outro, com mil tarefas para fazer que muitas vezes acabam por nos causar stress. Este pode ter muitas repercussões na sua saúde, incluindo na sua saúde bucal.

dentes-stress

A nossa vida pode ser bastante stressante, mesmo quando não reparamos, e o stress pode causar-nos problemas como enxaquecas, problemas digestivos e muitos outros tipos de dores e/ou doenças. O que provavelmente não sabia é que o stress também pode estar a prejudicar a saúde dos seus dentes e gengivas, causando-lhe problemas que incluem:

– Perda do esmalte dos dentes (erosão);

– Desgaste dentário (abrasão);

– Problemas ao morder com sensibilidade na linha das gengivas (abfração);

– Sensibilidade;

– Escurecimento da cor dos dentes;

– Cáries.

O que acontece é que o stress tem um efeito no nosso sistema nervoso que, por sua vez, tem efeito no sistema circulatório. Em situação de stress o nosso sangue é desviado para os músculos do coração e membros dando-lhes a energia necessária para o nível acelerado a que se encontra o corpo, pelo que outras partes do corpo como o aparelho digestivo recebem menos sangue logo funcionam com menos eficiência.

Desta forma, menos minerais são absorvidos pelo corpo para a corrente sanguínea o que leva a que menos minerais cheguem às glândulas produtoras de saliva, indispensáveis para uma boa saúde bucal, tornando-a mais ácida.

Esta situação é muito prejudicial para os dentes, pois sem a proteção da saliva normal, estes perdem a sua capacidade de reparar os danos a que estão sujeitos no dia a dia. Pode mesmo acontecer uma danificação dos dentes devido à acidez da saliva, uma vez que esta retira os minerais do esmalte, causando fraqueza e porosidade adicional.

Para além disto, os dentes podem desgastar-se durante a escovação ou também nos casos de pessoas que rangem os dentes (abrasão). Por sua vez, os fragmentos de esmalte fraco podem fraturar a linha da gengiva deixando os dentes sensíveis (abfração).

Todos estes problemas decorrem da saliva ácida e da perda de proteção normal do dente. Não tente, por isso, reparar os sintomas de sensibilidade, fraqueza ou erosão com uma pasta de dentes para dentes sensíveis. Primeiro avalie as questões relacionadas com o stress e verifique a sua dieta. Uma boa opção são os suplementos alimentares probióticos e digestivos que acalmam o stress do corpo e ajudam numa boa digestão o que consequentemente melhora a sua saúde bucal.