Centro Clínico Águas Livres

Não há nada mais importante que começarmos desde cedo a cuidar dos dentes dos nossos filhos, já que estes não o conseguem fazer desde pequenos.

É importante passarmos-lhes a mensagem de que têm que escovar bem os dentes todos dias por causa das bactérias existem, às quais chamadas de “bichinhos maus”.

Posto isto, vamos ver quando nascem os primeiros dentes e quais os cuidados a ter com os mesmos.

A primeira dentição, à qual chamamos “dentição de leite”, é constituída por 20 dentes que nascem, normalmente, entre os 6 meses e os 2 anos e meio.

Inicialmente, nascem os dois incisivos inferiores centrais, seguindo-se os incisivos superiores centrais, incisivos superiores laterais e, por fim, incisivos inferiores centrais. Tudo isto acontece, geralmente, entre os 12 e os 14 primeiros meses.

dentes-filhos

No segunda fase nascem os molares que, habitualmente, surgem entre os 14 e os 18 meses. Os caninos aparecem a seguir, normalmente, entre os 18 e os 24 meses, seguindo-se os segundos molares no período de 24 a 30 meses.

É importante reforçar a ideia de que nem todas as crianças têm os dentes a nascer neste período de tempo. Umas aparecem-lhes os dentes mais cedo, enquanto que outras aparecem-lhes mais tarde. O mesmo acontece com a ordem dos dentes, que nem sempre é a mesma. Apesar de tudo isto, não tem que se preocupar. São processos normais que demoram o seu tempo e diferem de pessoa para pessoa.

Em relação à higiene oral do seu filho, é importante que comece, numa primeira fase, a escovar-lhe os dentes todos os dias de manhã e ao deitar, de modo a eliminar todas as bactérias existentes dentro da boca dele.

Numa fase posterior, poderá começar a explicar-lhe a importância da escovagem dentária e mostrar-lhe como o pode fazer de forma independente. Vai ver como não há nada mais belo que ver o seu filho a fazer uma tarefa sozinho!

Mantenha-se por perto ao início e ajude-o a fazer este processo de forma correta, pois como ele é pequenino poderá fazer algo de errado, como não lavar os dentes bem ou esquecer-se de alguma parte da boca. A língua também é importante ser escovada na ponta.
Nesta fase, é importante explicar-lhe que os dentes devem ser escovadas após quaisquer refeição.

Por fim, e com o seu exemplo acima de qualquer explicação, vai ver como ele apreenderá bem tudo o que lhe foi mostrado e explicado e saberá, certamente, a importância de uma boca escovagem de dentes.