Estudos afirmam que a gravidez, parto e aleitamento podem prejudicar a saúde oral das mulheres. Vejamos, assim, como evitar o desenvolvimento de certos problemas.

saude oral e agravidez

De acordo com diversos estudos, as mulheres grávidas e que deram à luz recentemente estão mais propensas ao desenvolvimento de problemas dentários.

Contudo, esta questão é contornável. Segundo estes mesmos estudos, durante o período da gravidez e aleitamento as mulheres devem ter especial atenção à sua dentição.

No caso da doença gengival, esta por exemplo, aumenta os níveis de fluídos biológicos que induzem o parto, sendo que podem desencadear um nascimento prematuro por parte do bebé.

Apesar de aparecerem durante a gravidez, o conceito de que os problemas dentários surgem do facto do bebé retirar o cálcio à mãe, está errado.

Os problemas dentários que surgem durante a gravidez relacionam-se, sim, com problemas que não foram detetados atempadamente e antes da gravidez e com a alteração do níveis hormonais típica do período de gestação.

saude oral e gravidez

De acordo com diversos estudos, o problema mais comum durante a gravidez chama-se gengivite gravídica, que surge devido à inflamação das gengivas relacionada com o excesso de placa bacteriana acumulada.

Manter os dentes corretamente higienizados, sobretudo junto à linha da gengiva, pode evitar o desenvolvimento deste tipo de patologia.

Aquando das idas ao dentista, é importante que os profissionais de saúde oral sejam informados sobre a gravidez para que não sejam efetuados tratamentos que possam prejudicar a condição da mulher.

É ainda aconselhável que as grávidas marquem pelo menos uma consulta entre o 4º e o 6º mês de gestão, para que seja feita uma avaliação da sua saúde oral antes do parto.

Mamãs e futuras mamãs, lembrem-se que a saúde oral pode afetar a vossa autoestima e o correto desenvolvimento da gravidez.