O tabagismo afeta diretamente a saúde oral dos consumidores de tabaco, sendo a causa de diversas doenças do foro respiratório e oral.

tabagismo e saude oral

Mais de 6 milhões de pessoas morrem, por ano, devido a doenças relacionadas com o consumo de tabaco, seja por serem fumadores ativos ou fumadores passivos.

A verdade é que o tabagismo afeta diretamente a saúde dos indivíduos, começando por interferir sobretudo com a saúde oral e respiratória dos consumidores.

Assim, a preocupação da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) com o impacto do tabaco nas doenças orais motivou a realização de um inquérito aos médicos dentistas para avaliar o modo como acompanham os doentes fumadores, bem como os seus próprios hábitos tabágicos.

Os dados deste inquérito são surpreendentes e sobretudo positivos. De acordo com este inquérito, ao qual responderam cerca de 1800 médicos dentistas, os hábitos tabágicos dos dentistas estão a diminuir drasticamente (menos 42% de fumadores).

Cerca de 96% dos dentistas inquiridos admitem que questionam os seus doentes sobre o consumo de tabaco, sendo que mais especificamente 91% dos mesmos afirma conversar com os seus doentes sobre os malefícios do tabagismo.

O dado mais surpreendente relaciona-se com o facto de cerca de 13% dos dentistas prescreverem tratamentos e terapias de reposição de nicotina, como forma de ajudar os seus pacientes a deixar de fumar.

Tenha em atenção! Os hábitos tabágicos diminuem as respostas do sistema imunitário perante possíveis infeções orais.

Assim, além dos problemas respiratórios graves, em termos de saúde oral, o tabagismo tem consequências como halitose (mau hálito), doenças nas gengivas e atraso na cicatrização de problemas existentes.

A patologia mais grave causada pelo tabagismo relaciona-se com o cancro oral, sendo esta uma doença que afeta cada vez mais pessoas.

Marque já o seu check up dentário gratuito na ImplantClinic e saiba como se encontra a sua saúde oral. Caso seja fumador, a periodicidade de realização de consultas de check up dentário deverá diminuir, sendo que os fumadores deverão realizar este tipo de consultas de 3 em 3 meses.